domingo, junho 07, 2009

Investindo em valores eternos

Chegai-vos a ele, a pedra viva, rejeitada, é verdade, pelos homens, mas diante de Deus eleita e preciosa. Do mesmo, também vós, como pedras vivas, constituí-vos em um edifício espiritual, dedicai-vos a um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais aceitáveis a Deus por Jesus Cristo.” 1 Pe 2:4,5

No último informativo “Entre Nós” escrevemos um pouco sobre o futuro da ABUB, e mencionamos o documento “Pedras Vivas”, que condensa a visão da CIEE (Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos) para os próximos 12 anos.

Citamos as prioridades estratégicas apresentadas neste documento, ressaltando que, enquanto trabalhamos para converter essa visão em realidade, três compromissos centrais permearão e sustentarão cada aspecto da vida da CIEE e, por extensão, da própria ABUB.

Nesta edição do “Uma Volta” gostaria de escrever um pouco mais acerca destes três compromissos fundamentais.

O primeiro deles é o compromisso com as Escrituras. Na sua primeira epístola, citando Isaías, Pedro nos lembra que “a palavra do Senhor permanece para sempre” (cap. 1, versos 24 e 25). Ela é o nosso referencial, nosso lastro. Sem esse compromisso ficamos à deriva.

Ter compromisso com as Escrituras significa que buscaremos aplicar a Palavra de Deus de maneira relevante em todas as áreas da nossa vida.

O segundo compromisso é o compromisso com a oração. Pedro, na mesma epístola, nos orienta a cultivar “uma vida de autodomínio e de sobriedade, dedicada à oração” (4:7b). E o contexto aqui é a espera paciente pela renovação de todas as coisas, a manifestação gloriosa e definitiva do Senhor Jesus Cristo.

Ter esse compromisso com a oração indica que somos totalmente dependentes da ajuda e direção de
Deus em todos os nossos planos e ações.

Um parêntesis importante: como escreveu o pastor Ricardo Barbosa, devemos tomar cuidado para que a Bíblia e a oração não deixem de ser meios de relacionamento, e se tornem meras “ferramentas de trabalho”. Isso é mais perigoso ainda quando estamos imersos num ambiente que cultua o desempenho, os resultados, as estatísticas; enfim, onde a produtividade tornou-se o grande ideal.

O terceiro é último dos compromissos é o compromisso com a comunidade. Pedro também nos lembra que nós, que nem éramos um povo, fomos transformados no povo de Deus, para “anunciar as grandezas daquele que nos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. Esse compromisso, portanto, tem como alicerce o chamado que recebemos para modelar a unidade que Cristo tornou possível a todos os crentes, independentemente de gênero, raça ou condição social.

Queridos irmãos, desta forma queremos desenvolver nossas prioridades, moldados pela Palavra de Deus, dependendo Dele em oração e demonstrando um amor sincero entre nós. Para que o Reino de Deus se manifeste, em palavras e obras, entre os estudantes e profissionais brasileiros!

Que o Senhor nos dê a graça de sermos fiéis!



"Uma volta pelo movimento" é o informativo da Secretaria geral da ABUB - nº 02/2009
Texto: Reinaldo Percinoto Júnior (Secretário Geral)
Edição e diagramação: Giovanna Amaral (Assessora de Comunicação)
Arte:Tiago da Costa
Foto da página principal: Giovanna Amaral
Foto: Arte da ABU Campinas

Nenhum comentário: